Inscrições FIES 2020

FIES 2020

O Fies é um programa do Governo Federal que foi criado no ano de 1999 com o intuito de custear o ensino superior de alunos que não tinham condições de estudar em faculdades particulares, devido questões financeiras.

Ele substituiu o Programa de Crédito Educativo.

O Fies funciona da seguinte maneira, antigamente ele possuía uma porcentagem anual de juros de 3,4%, mas com o passar do tempo a porcentagem do FIES foi sendo ajustada e hoje está no valor de 6,5% de juros anual; sendo que a cada três meses o aluno precisa pagar uma taxa de cento e cinquenta reais.

Inscrições FIES 2020

Inscrições FIES 2020

O Fies possui várias etapas, desde a inscrição até o seu funcionamento. Ele possui a etapa do aditamento, onde o aluno deve renovar o seu contrato com o FIES a cada seis meses. Existem duas formas de realizar o Aditamento, a forma Simplificada, quando não é preciso modificar nenhuma cláusula no contrato e a Não-Simplificada, onde o aluno precisará modificar alguma informação do seu contrato.

No aditamento não simplificado poderá haver modificações nas informações como troca de fiador, aumento do prazo do pagamento, atraso de parcelas a cada três meses e alteração da instituição de ensino, onde o aluno estudará.

Inscrições FIES 2020

Para realizar as inscrições FIES 2020 basta acessar pela internet o site do Fundo de Financiamento Estudantil e adicionar algumas informações como colocar a data de nascimento e o CPF do candidato, com o CPF o sistema automaticamente vai verificar se o aluno realizou o ENEM anterior ao processo seletivo do FIES e se atingiu a nota mínima.

Inscrições FIES 2020

Inscrições FIES 2020

Depois disso, o candidato vai realizar o login no site e acessar o SisFies. Lá vai informar todos os dados dos documentos de todos os familiares que moram na mesma casa que o candidato e por último escolherá os cursos de sua preferência, validando por fim, com a instituição que pretenderá realizar o curso.

Datas das Inscrições FIES 2020

A data das inscrições para o FIES 2020 ainda não foram divulgadas. Segundo o Ministério da Educação, as inscrições do FIES acontecerão no mês de fevereiro do mesmo ano, logo após as inscrições do SISU e do PROUNI.

Para se inscrever no FIES, o aluno deve estar atento para portar de todos os documentos que são exigidos pelo programa. Vão ser pedidos duas remessas de documentos, primeiramente os documentos do aluno e depois serão exigidos os documentos dos fiador.

Inscrições FIES 2020

Inscrições FIES 2020

Vários documentos são exigidos e dentre eles temos os CPFs do responsável pelo aluno e do próprio aluno; documento de identidade; comprovante de residência; CPF, Certidão de casamento, e Documento de Identificação do cônjuge, se necessário e documento de regularidade.

Vagas FIES 2020

O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de vagas que estarão disponíveis para 2020. É sabido que vão ser investidos cerca de 21 bilhões, contando com a renovação dos financiamentos e também com as novas vagas.

Neste ano de 2017 o total de vagas disponibilizadas para o FIES chegou a 325 mil vagas para ingressar na universidade particular

Veja mais!