Inscrições ENEM 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é pensado pelo Governo Federal e também pelos governos estaduais com antecedência, além do Ministério da Educação (MEC). Por isso, é claro que o exame de 2020 já está sendo preparado e que, assim que a edição de 2017 tiver passado, as informações chegarão. Todavia, podem-se apresentar aos estudantes algumas orientações que são comuns a todos os que passam pelo ENEM.

ENEM

Inscrições ENEM 2020

Inscrições ENEM 2020

Apesar de o ENEM ser bastante conhecido, algumas alterações a cada ano fazem com que ele seja uma prova sempre nova. Começando em 1998, ele já foi usado para que se conseguisse o certificado de escolaridade e, agora, é a forma de seleção que as instituições de ensino superior públicas usam.

Além dos assuntos acadêmicos que fazem parte desse exame e que são abordados considerando a contextualização e sempre o trabalho textual, há forte presença das atualidades. Na realidade, todas as questões associam o conteúdo escolar à atualidade, sem contar que a redação sempre pede que os estudantes reflitam sobre um dos acontecimentos mundiais.

Inscrições ENEM 2020

O exame de 2020 não tem nenhuma data definida para nada, pelo menos que tenha sido divulgada. Não obstante, é comum que as Inscrições ENEM 2020 ocorre sempre em maio, havendo uma quinzena para que os interessados façam-nas. Outro ponto que é comum quando se fala das inscrições para essa prova é a isenção, embora ela tenha ficado um pouco maior.

Inscrições ENEM 2020

Inscrições ENEM 2020

As Inscrições ENEM 2020 serão feitas no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que já é onde elas são realizadas. Quando a edição de 2020 ficar disponíveis, será possível fazer o cadastro. Por enquanto, o valor é de R$ 82,00.

Página do Participante ENEM 2020

A página do participante é a área na qual ficam algumas informações que são vitais para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, como o local da prova. Quando os resultados são mostrados, também é na página do participante que eles são encontrados e, para que todos os dados sejam bastante seguros, existe um login que apenas o estudante sabe. Para achar a página do participante, é só usar o link do INEP.

Datas ENEM 2020

Inscrições ENEM 2020

Inscrições ENEM 2020

Uma vez que a edição de 2017 usará será em dois finais de semana, existe muita probabilidade de esse ser o esquema para o exame de 2020. A época desses dois finais de semana também é previsível: normalmente, eles são em novembro. Porém, já houve edição na qual o exame seguiu até o dia 06/12.

Resultado ENEM 2020

Os estudantes costumam acessar os seus resultados totais, ou seja, referentes à prova toda, e também pelas áreas do conhecimento. Outra nota que é vista à parte é a da redação. Importa mencionar que os que participarem do exame poderão imprimir todos esses resultados e que o usual é que o INEP libere-os até metade de janeiro. A razão é que as matrículas em variadas instituições acontecem em fevereiro.

Veja mais!