Assuntos Prova do Enem 2020

Enem 2020

O Enem, ou exame nacional do ensino médio, surgiu em 1998 e acontece apenas uma vez por ano. Serve para avaliar os estudantes e os conhecimentos que eles acumularam ao longo dos três últimos anos da vida escolar. É aplicada pelo MEC e sua nota possibilita coisas como:

  • Conseguir uma vaga em universidades públicas, sem precisar fazer vestibular

  • Ajudar a obter uma bolsa de estudos em faculdades particulares

  • Fazer financiamento estudantil nas mensalidades da faculdade

  • Possibilita ingressar em um curso técnico

  • Alguns concursos utilizam o Enem como primeira fase em concursos públicos

  • Algumas faculdades utilizam parte da nota para poder ingressar na faculdade

  • Poder ingressar em uma universidade em Portugal em forma de Intercâmbio

Assuntos Prova do Enem 2020

Assuntos Prova do Enem 2020

Para o Enem 2020 algumas mudanças de 2017 vão permanecer. A primeira foi na taxa de inscrição, que teve um ajuste de 20,5%, passando de 68 reais para 82 reais. A isenção da taxa pode ser solicitada, mas é necessário se enquadrar nos requisitos.

Outra mudança significativa foi sobre a data de realização da prova Enem 2020. Antes era aplicada em um fim de semana, sábado e domingo. Agora, vai ser aplicada em dois domingos consecutivos. Essa decisão foi tomada principalmente em respeitos aos alunos que, por conta de sua religião, não podem fazer a prova no sábado.

A tolerância com faltas diminuiu. Alunos que pediram isenção da taxa devem apresentar uma justificativa se faltarem no dia da prova, caso contrário, vão poder perder essa isenção nos próximos anos.

Assuntos Prova do Enem 2020

Assuntos Prova do Enem 2020

Assuntos Prova do Enem 2020

A prova é composta por 4 cadernos, divididas em:

  1. Linguagem, códigos e suas tecnologias: nessa parte são abordados assuntos relativos à Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação, Literatura, Educação Física, Artes e Língua estrangeira (espanhol ou inglês)

  2. Matemática e suas tecnologias: abordados assuntos com relação à matemática, como probabilidade, porcentagem, geometria e outros.

  3. Ciências da natureza e suas tecnologias: nesse caderno tem ecologia, citologia, botânica, genética e fisiologia animal.

  4. Ciências humanas e suas tecnologias: nessa parte tem assuntos como sociologia, história, filosofia e geografia.

Cada caderno tem 45 questões, sendo no total 180 questões e são divididos nos dois dias de prova do Enem.

Datas prova do Enem 2020

A prova Enem 2020 vai ser realizada também em dois domingos consecutivos. A data certa vai depender da data das eleições de 2020. A suspeita é que seja dia 4 e 11 de novembro. Provavelmente vai ser confirmada entre os meses de abril e maio.

Redação Prova do Enem 2020

Assuntos Prova do Enem 2020

Assuntos Prova do Enem 2020

A redação, uma das partes mais temidas do Enem, deve ser escrita em até 30 linhas e ser dissertativo-argumentativo. Normalmente a escolha do tema é sobre assuntos atuais e que tenham importância para a sociedade brasileira ou do mundo. O valor é de 1000 pontos, sendo que existem 5 competências avaliadas, cada uma valendo 200 pontos. As competências são compreensão do tema, construção da argumentação, elaboração da proposta e respeito a norma culta do português.

Lembre-se que a fuga do tema pode zerar a nota da redação.

Veja mais!