Aditamento FIES 2020

O aditamento FIES 2020 é uma medida de renovação do crédito estudantil, e é obrigatório para todos os estudantes estão cadastrados no programa e aprovados nas etapas seletivas. Visto que sem o qual, o Fies não é renovado. Este aditamento pode ser realizado a cada período semestral cursado onde o contrato de financiamento será renovado.

FIES 2020

Aditamento FIES 2020

Aditamento FIES 2020

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), que permite aos estudantes financiar seus estudos em instituições privadas de ensino superior. Foi um programa criado em 1976 pelo regime militar, remodelado em 1999 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e ampliado no governo de Lula.

Teve a taxa de juros ajustada de 6,5% para 3,4% a.a. em 2010, com carência de 1 ano para o início do pagamento, após a conclusão dos cursos pelo estudante beneficiado. Mas um projeto de lei que amplie essa carência para 36 meses está em tramitação no Congresso Nacional.

O Fies tem suas operações de empréstimos realizados pelos bancos: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Todas as etapas do processo seletivo, desde a adesão das instituições e inscrição do candidato para as entrevistas são feitas via internet. Isso traz comodidade e facilita o processo, garantindo confiabilidade.

Inscrição FIES 2020

Aditamento FIES 2020

Aditamento FIES 2020

As inscrições do Fies são feitas de maneira bastante simples através do site oficial (http://inep.pro.br/inscricoes-fies-2018/), é necessário realizar um cadastro pessoal para que a conta seja criada. Após isso, cadastre seu CPF, sua data de nascimento e seu e-mail que você usa normalmente. Com isso, você irá receber uma de inscrição via e-mail, esta deverá ser preenchida e encaminhada ao Sisfies, que liberará uma simulação de financiamento virtual, onde você poderá escolher as melhores opções de parcelamento de acordo com sua renda.

Para fazer a simulação, é necessário informar sua situação financeira, o curso e sua duração e percentual de financiamento. Após a aprovação da inscrição o candidato deverá procurar os bancos que estão no programa dentro do prazo de 10 dias uteis, contando a partir do terceiro dia útil.

Aditamento FIES 2020

O aditamento FIES 2020 pode ser feito através do site do Fies (http://inep.pro.br/fies-2018/). Primeiro, o sistema é aberto apenas para as instituições, estas irão inserir os dados sobre os contratos dos estudantes, e depois o acesso é liberado para eles. É um procedimento bastante simples, basta entrar em sua conta no sistema do Fies, clicar no campo “Comprovante de Aditamento”. Aqui você irá conferir todas as suas informações cadastrais. Após isso, basta imprimir o comprovante e apresenta-lo na faculdade onde você está matriculado.

Aditamento FIES 2020

Aditamento FIES 2020

Existem dois tipos de aditamento, o simplificado do contrato (onde o estudante irá apenas confirmar os dados) e o não simplificado (com alteração de dados).

Datas Aditamento FIES 2020

Geralmente, o Aditamento FIES 2020 ocorre no início de cada semestre, para que os estudantes com os contratos vigentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) renovem o contrato para o segundo semestre. Os contratos devem ser renovados sempre a cada semestre. No entanto, as datas para 2020 ainda não estão liberadas, mas, quando forem estarão disponíveis no site oficial.

Veja mais!